quinta-feira, 5 de maio de 2011

Texto coletivo


As mídias favorecendo a aprendizagem significativa


Falar em aprendizagem significativa é falar sobre conteúdos que farão parte da vida do individuo em seu cotidiano. Os conceitos que são simplesmente reproduzidos formam indivíduos sem capacidade critica e com uma visão global de mundo restrita.
A cada momento em que assuntos atuais ou até mesmo aqueles que necessitam ser incutidos nos alunos são trabalhados de maneira criativa e inovadora, os alunos passam a ser parte integrante destes assuntos e começam a sentir-se úteis a si próprios e aos outros. O educador precisa ter a consciência de que dependendo da maneira com que ele conduz o aprendizado, ele pode atrair ou afastar o aluno causando neste um total desinteresse por determinado assunto fazendo-o se julgar incapaz de absorver tal conhecimento. Sendo assim, devemos pensar que quando estamos na posição de educador, devemos lembrar de que um dia, fomos também alunos e que tivemos alguém que com paciência e dedicação fomos apresentados a conteúdos que fazem parte do nosso cotidiano.
Portanto devemos lançar mão de alguns instrumentos para auxiliar as aulas no processos de ensino aprendizagem de modo que, a aprendizagem seja algo significativo para os alunos.
Neste contexto surgem as tecnologias que estão cada vez mais presentes em nossas vidas e na escola.
Nossos alunos recebem uma grande quantidade de informações a todo momento, cabe a nós professores fazermos o jovem refletir sobre os conteúdos e apropriar devidamente as informações, trazendo um real significado para sua vida.
Esse é o papel do educador, levar em consideração o conhecimento prévio que o aluno traz para a sala de aula, proporcionando-o novas informações de maneira mais diversificada possível, orientando-o a agir criticamente a estes novos conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário