domingo, 29 de maio de 2011

VISITA AO LABORATÓRIO

Imagens dos alunos da Escola Estadual Maria Ilydia Resende Andrade no laboratório d einformática produzindo uma apresentacao de slides sobre terremotos e Tsunamis.



quinta-feira, 19 de maio de 2011

O que sao Haikai

HAIKAY....

         É uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade. Os poemas têm três linhas, contendo na primeira e na última cinco caracteres japoneses (totalizando sempre cinco sílabas), e sete caracteres na segunda linha (sete sílabas).
     Quem o popularizou, porém, foi Guilherme de Almeida, com sua própria interpretação da rígida estrutura de métrica, rimas e título. No esquema proposto por Almeida, o primeiro verso rima com o terceiro, e o segundo verso possui uma rima interna (A 2ª sílaba rima com a 7ª sílaba). A forma de haikai de Guilherme de Almeida ainda tem muitos praticantes no Brasil.
      Foi na década de 1930 que aconteceu o intercâmbio e difusão do haiku entre haicaístas japoneses e brasileiros, constituindo-se, assim, outro caminho do haikai no Brasil. Foi naquela década também que apareceu a mais antiga coletânea de haikais chamada simplesmente Haikais, de Siqueira Júnior, publicada em 1933. 

                   http://pt.wikipedia.org/wiki/Haikai

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Texto coletivo


As mídias favorecendo a aprendizagem significativa


Falar em aprendizagem significativa é falar sobre conteúdos que farão parte da vida do individuo em seu cotidiano. Os conceitos que são simplesmente reproduzidos formam indivíduos sem capacidade critica e com uma visão global de mundo restrita.
A cada momento em que assuntos atuais ou até mesmo aqueles que necessitam ser incutidos nos alunos são trabalhados de maneira criativa e inovadora, os alunos passam a ser parte integrante destes assuntos e começam a sentir-se úteis a si próprios e aos outros. O educador precisa ter a consciência de que dependendo da maneira com que ele conduz o aprendizado, ele pode atrair ou afastar o aluno causando neste um total desinteresse por determinado assunto fazendo-o se julgar incapaz de absorver tal conhecimento. Sendo assim, devemos pensar que quando estamos na posição de educador, devemos lembrar de que um dia, fomos também alunos e que tivemos alguém que com paciência e dedicação fomos apresentados a conteúdos que fazem parte do nosso cotidiano.
Portanto devemos lançar mão de alguns instrumentos para auxiliar as aulas no processos de ensino aprendizagem de modo que, a aprendizagem seja algo significativo para os alunos.
Neste contexto surgem as tecnologias que estão cada vez mais presentes em nossas vidas e na escola.
Nossos alunos recebem uma grande quantidade de informações a todo momento, cabe a nós professores fazermos o jovem refletir sobre os conteúdos e apropriar devidamente as informações, trazendo um real significado para sua vida.
Esse é o papel do educador, levar em consideração o conhecimento prévio que o aluno traz para a sala de aula, proporcionando-o novas informações de maneira mais diversificada possível, orientando-o a agir criticamente a estes novos conhecimentos.